After silence, that which comes nearest to expressing the inexpressible is music.

December 10, 2009 § 1 Comment

Segundo o NME, esses sao os albuns da decada: http://www.nme.com/list/albums-of-the-decade/158049

Achei uma porcaria a lista, entao fiz a minha (de 10 porque nem conheco tanta banda pra fazer 100). Vejo Folk ingles em peso! Sem ordem de preferencia.

Laura Marling – Alas I Cannot Swim (2008)

Robert Pattinson comentou sobre ela para a Nikki Reed, que falou para a Kristen Stewart, que comentou numa entrevista, que eu li e acabei indo ver se valia a pena. Vale. Entra pra lista por ter me feito comecar a curtir folk, por ter uma das melhores musicas dos ultimos anos em relacao a parecer que foi escrita pra mim (“Ghosts”). Sem contar que ela eh um amor e eu casava certo. Outras musicas excelentes do CD sao: “My Manic and I” e “Night Terror”.

System of a Down – Mezmerize and Hypnotize (2005)

Os dois albuns foram lancados com 6 meses de diferenca. Dei de presente um deles ate e tem historia por tras. Nevertheless, eh um album muito bom, com varias criticas sociais e politicas (como o SYOD adora fazer). Apesar de ja ter ouvido “Chop Suey” antes, por exemplo, foi esse CD aqui que me fez apreciar a banda de verdade, kudos para a musica titulo e “BYOB”, sem contar “Lonely Day”, que eh linda e triste (e traz varias lembrancas, mas afinal, musica boa tem que ter significado).

Mumford & Sons – Sigh No More (2009)

Outra cria do “new” folk ingles. Vi eles por acidente no Glastonbury antes da Laura Marling. Aparentemente, eles, ela e o Johnny Flynn tocam sempre juntos e sao grande amigos.  Outros eye candy, sao varios barbudos para todos os estilos. Os caras tem letras otimas e um ritmo meio folk antigao mas que com as letras fica super moderno e “pop”. Curto muito o CD, que acaba sempre no repeat quando ouco. Sao poucas as bandas que me fazem quase chorar a primeira vez que eu ouco uma musica e foi isso que aconteceu no Glastonbury com “LIttle Lion Man”. Outras grandes favoritas sao: “The Cave” e “White Blank Page”.

Green Day – American Idiot (2004)

Green Day sempre foi uma banda super anos 90 pra mim. Lembro de”Basket Case”, “When I Come Around” e “She” como musicas da minha pre-adolescencia. “American Idiot” ganhou ate Grammy, o que considero ser um grande passo porque Green Day nao eh material de Grammy. A musica titulo faz uma critica super descarada, que alias o CD inteiro faz tambem. Se redimiram para alguns fans que reclamavam que eles tinham se “vendido” e pra mim, provaram que sao capazes de me viciar em um album, misturando musicas mais calmas e depres mas que continuam com jeitao da banda. Outra faixa favorita: “Holiday”, alem de “Jesus of Suburbia”.

Franz Ferdinand – Franz Ferdinand (2004)

Pra mim, foi esse album que transformou Indie Rock em algo conhecido. Nao que isso seja ruim, pelo contrario, porque foi por causa desse album que eu ouvi outras bandas “indie” que eu adoro e um estilo musical totalmente desconhecido ate entao pra mim (sem contar que levou para o publico o estilo terninho, que mesmo que agora ja seja usado demais, nao reclamo de ver homens de terno). Fora isso, o Alex Kapranos eh material de marido e o show dos caras no Glastonbury ganhou a minha estrelinha de melhor show do festival. Esse CD eh daqueles de colocar no repeat pelo menos 3 vezes seguidas. Musicas favoritas: “The Dark of the Matinee” (por ter referencia a cinema provavelmente), “Take Me Out” e “Michael”. )Preciso comprar esse CD asap)

Norah Jones – Come Away With Me (2002)

Como dizia no twitter (/ihateonionrings) agora a pouco, Norah Jones me lembra algo bom que eu nao sei o que. Ouvia muito na epoca de trabalhar na locadora, porque era um dos unicos dvds de musica que alia a pena ouvir repetidamente (junto com The Cure e Travis). Album de debut da menina, chocou geral a gurizada por ter tanto jazz bom ali – genero que se considerava morto por muitos. Ganhou impressionantes 6 Grammys e iniciou a carreira de uma cantora com uma voz invejavel e tem que amar mulheres que tocam tao bem (apesar de nao ser tao boa como atriz em “My Blueberry Nights”, que por sinal aproveita muito bem as musicas dela como trilha). Minha obsessao no CD alem de “Don’t Know Why”, eh definitivamente a “Feeling the Same Way”.

Amy Winehouse – Back to Black (2006)

Sabe que estou me surpreendendo com a quantidade de mulher nessa lista? Nunca me considerei uma menina-que-ouve-meninas. Em todo o caso, Amy Winehouse dispensa apresentacoes. Esse album, o segundo dela, embolsou 5 Grammys. A voz da mulher eh invejavel, assim como os ritmos jazzianos (?), meio R&B e com um pouco do bom e velho rock’n’roll. Apesar de que nao aguento mais ouvir em casa porque ouco todo dia no pub, as melhores (nao me diga que “Rehab” eh uma delas, porque ja cansou) pra mim sao “Just Friends”, “Back to Black” e “Love is a Losing Game”.

The Killers – Sam’s Town (2006)

Apesar de que todo mundo ama o outro album (“Hot Fuss”), esse definitivamente eh meu favorito. Me identifico muito mais com as letras e as melodias me agradam mais tambem. The Killers foi uma daquelas bandas que criou um lugarzinho especial no coracao mesmo que eu ja nao ouca mais tanto (tambem, ouvi tanto que ate ja enjoei, meu lastfm esta de prova). Esse album foi minha trilha sonora antes de vir para Londres e do periodo de problemas amorosos que eu passei antes de vir. “For Reasons Unknown” posso dizer que eh A musica que explica a minha vida. Outras favoritas sao “Sam’s Town” que fala sobre botar o peh na estrada (perfeita pra preparacao de viagem) e “When You Were Young”.

Johnny Flynn – A Larum (2008)

Terceira parte do trio mencionado mais ali pra cima. O guri eh lindo, devo admitir que isso me faz meio injusta, mas a musica dele eh poesia. Brega de dizer, mas eh verdade. As letras do album de debut sao totalmente simpaticas e queridas e fofas de ouvir, especialmente durante domingos preguicosos. Outro que eu vi tocar no Glastonbury, vi sentadinha ainda por cima, numa tenda super amigavel. Enfim, Johnny Flynn tem talento e uma voz que nao parece sair daquela carinha loira. Um folk um pouco menos puxado pro Johnny Cash e menos dancante que Mumford & Sons, mas nao tao depre quanto Laura Marling. Minhas favoritas: “Tickle Me Pink”, “The Box” e “Brown Trout Blues”.
 

*Bobby Long – Dirty Pond Songs (2009)

Na realidade, esse nem deveria estar aqui porque eh um EP nao lancado por gravadora alguma. Ganhei duma amiga, num dos shows dele. Em todo o caso, eh a minha lista e coloco quem eu quero, oras! (O primeiro album do Bobby Long vai sair no primeiro semestre do ano que vem)

Podia ficar dias aqui falando do Bobby, mas tenho que ir dormir. Vale dizer que ele eh um cantor de folk, que pega inspiracoes principalmente do Bob Dylan, apesar de algumas musicas serem super Johnny Cash. Nao machuca o fato dele ser lindo, engracado e super querido (na maior parte das vezes que conversamos pelo menos). Ja sei que parece cliche, mas eu sei que esse ai vai ser famoso daqui a alguns anos. Com letras (e um vocabulario) invejavel, fico impressionada toda vez que ouco e principalmente quando vejo ele tocar ao vivo. A voz dele eh – como li num artigo – de alguem que tomou muito whisky e depois arrastou as cordas vocais na areia. As minhas favoritas do EP sao: “Dead and Done” (que eh super Cash), “The Rattle and Roll”, a agitada e puxada pro rock’n’roll “Penance Fire Blues” e a triste e romantica “Who Have You Been Loving”.

Queria muito incluir tambem o EP do Marcus Foster, mas nao deu espaco. Tenho certeza tambem que daqui a 2 dias vou pensar num album que deveria estar ai mas que eu esqueci ou algo do genero. Varias bandas sei que mereciam, mas neh, cada um cada um. Queria fazer mencoes honrosas para Arctic Monkeys – Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, tambem para Placebo e Explosions in the Sky.

Tagged: , , , , , , , , , , , ,

§ One Response to After silence, that which comes nearest to expressing the inexpressible is music.

  • Stiborski says:

    Poxa, só ouvi o do Franz e do Killer, sendo que o do Killers eu prefiro muito mais o Hot Fuss hahaha
    Green day e Amy eu não curto e o resto eu não ouvi mesmo. A Laura Marling eu só ouvi essa Ghosts mesmo (e eu acho bacana). Vou ouvir os outros e te digo! ah, tenho que fazer a minha também.

Leave a Reply

What’s this?

You are currently reading After silence, that which comes nearest to expressing the inexpressible is music. at "He didn't discover the world and it's people, he created them.".

meta

